Você está em: Home > Agenda/Notícias > Unicamp reduz leituras obrigatórias para vestibular 2021

Unicamp reduz leituras obrigatórias para vestibular 2021

05/05/2020

Considerando o contexto da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está ajustando a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular deste ano, o Vestibular Unicamp 2021. A Comvest também está anunciando a lista que será exigida para o Vestibular 2022, com novidades. A lista do exame atual será reduzida de 12 obras para sete, em caráter excepcional e em virtude da dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos na educação pública e privada. As sete obras são de fácil acesso ou domínio público e estão indicadas abaixo e também na página da Comvest na internet: www.comvest.unicamp.br.

A Comvest também decidiu reduzir a lista de títulos de leitura obrigatória, a partir do Vestibular Unicamp 2022, das até então 12 para 10 obras, conservando o maior número possível de gêneros literários e a diversidade estética e histórica. Definiu-se, ainda, que serão substituídas quatro obras da lista atual para a lista que será exigida no Vestibular 2022.

Lista para o Vestibular Unicamp 2021

Sonetos escolhidos, de Camões;

Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;

O Espelho, de Machado de Assis;

O Marinheiro, de Fernando Pessoa;

A Falência, de Júlia Lopes de Almeida;

O Ateneu, de Raul Pompeia;

Sermões, de Antonio Vieira.

*Ficam excluídas as obras: A teus pés; O seminário dos ratos; História do cerco de Lisboa; Quarto de despejo; A cabra vadia.

Lista para o Vestibular Unicamp 2022

As obras   Sermões, de Antonio Vieira; História do Cerco de Lisboa, de José Saramago; A teus pés, de Ana Cristina César, e O Espelho, de Machado de Assis serão substituídas, respectivamente, pelos seguintes textos literários: Carta de Achamento do Brasil,  de Pero Vaz de Caminha; Niketche - uma História de Poligamia, de Paulina Chiziane; Tarde, de Olavo Bilac e Bons dias, de Machado de Assis. Já as obras Cabra vadia, de Nelson Rodrigues, e Quarto de despejo, de Carolina Marina de Jesus, serão excluídas da lista de livros do Vestibular em 2022, reduzindo dessa forma a lista de doze títulos para dez títulos.

Os critérios gerais utilizados para a substituição das obras foram a representatividade dessas manifestações literárias nas práticas letradas e nas tradições culturais de língua portuguesa, o padrão de elaboração estética e a presença de núcleos temáticos adequados à formação pedagógica do aluno no ensino médio, na medida em que tais núcleos permitem abordagens interdisciplinares na área de humanidades.

Com a substituição de quatro obras e a exclusão de dois títulos, a lista para o Vestibular Unicamp 2022 fica com seis gêneros literários (Poesia, Conto, Teatro, Romance, Crônica e Carta/Relato de Viagem) e dez autores (Camões, Racionais, Olavo Bilac, Ligia F. Telles, F. Pessoa, Paulina Chiziane, Júlia Lopes de Almeida, Machado de Assis e Pero Vaz de Caminha).

16/03/2020

A partir do dia 17/03, todas as atividades escolares estarão suspensas. Estamos nos organizando para fazermos as adequações necessárias no calendário escolar e a reposição das aulas assim que retornarmos.

01/03/2020

A mostra, considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci, apresenta 18 áreas temáticas que conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano.

15/02/2020

Após um ano inteiro de muita dedicação, é hora de comemorar junto aos amigos, professores e familiares.

24/01/2020

Cerca de 35 mil candidatos disputaram 11 mil vagas em 106 cursos.