Institucional

21/06/2021

Enem 2021 - Tudo o que você precisa saber

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação.

 
Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele - o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas (confira a lista completa das instituições parceiras) - passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.
 

Quem pode participar do Enem 2021?

 

Apesar de ser uma prova importante e já conhecida por muitos, algumas pessoas ainda têm dúvida a respeito de quem pode fazer o Enem. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, bem como os estudantes que estão prestes a concluí-lo.

 

Para que serve o Enem 2021?

 

Ao longo dos anos, o Enem ultrapassou o seu propósito inicial de apenas avaliar o conhecimento dos estudantes. Se você quer saber para que serve o Enem, saiba que, atualmente, ele é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir o Financiamento Estudantil (Fies). 

 

Além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 

É possível obter diploma de ensino médio com o Enem?

 

Não. Até o ano de 2016, o Enem também era utilizado para a retirada do diploma de ensino médio, no entanto, a partir da edição de 2017, o exame já não possui mais essa finalidade. Os jovens interessados em obter a certificação terá que realizar a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

Como fazer a inscrição Enem 2021?

 

inscrição Enem 2021 é feita exclusivamente pelo site oficial do exame, onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição Enem 2021. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Enem, bem como aos jornais e telejornais para saber quando o MEC irá iniciar o processo de inscrição e não perder o prazo.

 

Isenção Enem 2021: como conseguir?


Apesar de o Enem 2021 ser uma prova paga, a cada ano há um aumento em relação ao ano anterior, existem alguns casos em que o participante pode conseguir a isenção Enem 2021, para não precisar pagar a taxa. Confira abaixo em quais casos é possível solicitar a isenção:


 Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;
 Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
 Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

Inep Enem 2021: como é a prova impressa?

 

O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem 2021, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem 2021, somente é alterada a ordem.

 

O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

 

A prova acontece em dois dias e, desde o Enem 2017, são realizadas em dois domingos consecutivos e não mais em dois dias seguidos (sábado e domingo). No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

 

Inep Enem 2021: como é a prova digital?

A estrutura e logística da versão digital do Enem serão as mesmas do exame tradicional. A aplicação do Enem Digital 2021 é idêntica a do Enem impresso. A estrutura também permanece, com 45 questões de cada área do conhecimento, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas. 


A única diferença é que no Enem Digital as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.


A partir da edição de 2021, essa modalidade passou a contar com recursos de acessibilidade, mas continua a não poder ser realizada por estudantes treineiros.

 

Quanto tempo dura a prova do Enem?

 

No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).

O que é preciso levar para o Enem 2021

 

Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. Para não errar, confira a lista do que é preciso levar:

 

• Caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente;
• Cartão de confirmação de inscrição;
• Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O que NÃO levar para a prova do Enem 2021

 

Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens e, para você se organizar, separamos a lista do que é proibido utilizar. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato, então é bom anotar!

 

   • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
   • Caneta que não seja de material transparente;
   • Óculos escuros;
   • Lapiseira, lápis e similares;
   • Livros e anotações;
   • Chaves, relógios;
   • Boné, chapéu, gorro;
   • Fone de ouvido ou similares.

Enem 2021 horário: programe-se!

 

Atenção, candidato! Fique atento ao horário da abertura e fechamento dos portões. Todos os anos muitos estudantes se atrasam e não conseguem ingressar no seu local de prova, perdendo a oportunidade de realizá-la e tendo que aguardar o próximo ano, já sendo conhecidos pelos internautas como os “atrasados do Enem”. Então, se você não quer correr o risco de virar um “meme” do “show dos atrasados do Enem”, confira o horário e chegue com antecedência.

 

   • 12h: Abertura dos portões do Enem 2021
   • 13h: Fechamento dos portões do Enem 2021
   • 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
   • 13h30: Início das provas do Enem 2021
   • 19h: Término das provas no primeiro domingo do Enem 2021
   • 18h30: Término das provas no segundo domingo do Enem 2021

 

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação. Agora todos eles terão o seu nome e número de inscrição.

 

Verifique também seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Faça apenas a conferência. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.

 

Destaque ainda, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

 

Enquanto estiver fazendo a prova do Enem 2021...

 

Lembre-se que não é permitido trocar a opção de língua estrangeira (inglês e espanhol) que você escolheu na hora da inscrição.

 

Quanto à redação do Enem 2021, veja o que pode zerar a produção do seu texto:

 

   • Fugir do tema proposto;
   • Entregar a folha de redação sem nada escrito;
   • Usar parte de texto desconectada do tema proposto;
   • Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
   • Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
   • Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

Como usar a nota do Enem 2021?

 

nota do Enem 2021 é o seu passaporte para ingresso em faculdades e universidades públicas e privadas. Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies. Além disso, se a sua pontuação for igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação, você também pode se isentar de realizar o vestibular tradicional de algumas faculdades privadas que adotaram a nota do Enem como critério de seleção.

Como calcular a nota do Enem 2021?

 

nota do Enem 2021 é calculada por meio de um modelo matemático chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), onde cada questão é considerada como um item. Pelo TRI, cada acerto tem um peso específico, baseado em diferentes graus de dificuldade. 

Enem 2021 data

 

Desde a edição de 2020 o estudante que for prestar o Enem pode optar no momento da inscrição no site Enem fazer a prova na modalidade impressa ou digital. A previsão é que o exame seja integralmente digital até 2026, com quatro edições diferentes ao longo do ano.

 

Com isso, as datas de aplicação do Enem 2021 serão as mesmas nas duas versões: 21 e 28 de novembro.