Nossa

proposta
O fim e o começo para

A solidificação da identidade do aluno

O Colégio Conexão entende que o Ensino Médio representa de certa forma um fim e um começo. Por um lado, é o fim da escolaridade regular básica, na qual os alunos formam o alicerce de todas as aprendizagens futuras, desenvolvem competências e habilidades, bem como lançam as raízes de seus projetos de vida pessoal e profissional. Por outro lado, o Ensino Médio é um começo. O começo da vida adulta, preparação para a universidade e consequente inserção no mercado de trabalho e realização pessoal. O Colégio Conexão visa, em sua proposta pedagógica, atender a esses anseios, proporcionando uma educação equilibrada e facilitadora da solidificação da identidade do aluno.
Ensino Médio

Forte no ensino, sólido nos valores e único nos resultados

Valorizamos a afetividade no ambiente escolar, proporcionando segurança, através da acolhida e do reconhecimento do aluno como indivíduo único. O desenvolvimento do aluno no espaço social e cultural é um desafio permanente da escola, na construção de valores, de conhecimentos, de competências e de habilidades, para atender a demanda do mundo contemporâneo.

Para construir estas bases sólidas, o Ensino Médio do Colégio Conexão estimula o esforço e a dedicação, cultiva a autodisciplina, mobiliza a energia na aquisição do conhecimento consistente, com um acompanhamento pedagógico responsável e uma equipe de profissionais sempre atenta às necessidades dos alunos.

O empenho de toda equipe e dos alunos permite explorar habilidades, além de expandir interesses e conhecimentos em um ambiente inspirador.
Em uma fase tão importante como o Ensino Médio, é preciso confiar em uma escola que tenha o foco na formação integral do aluno e o prepare para superar as barreiras do ENEM e dos grandes vestibulares.
O Colégio Conexão disponibiliza, ao longo do Ensino Médio, simulados periódicos do ENEM e dos grandes vestibulares (FUVEST, UNESP e UNICAMP), além de Provas Gerais, para o acompanhamento do desempenho dos alunos e da escola, promovendo oportunidades para o constante aprimoramento, já que permitem comparar a evolução do próprio aprendizado com o dos estudantes de outras escolas parceiras do SISTEMA ETAPA. Os alunos do Colégio Conexão alcançam, todos os anos, números expressivos de aprovações nas melhores universidades do país: ​a realização dos sonhos dos alunos é o resultado de muita dedicação e comprometimento​. Para alunos do 3º ano​, o SISTEMA ETAPA oferece, em especial, recursos digitais como aplicativos para estudo, 3.000 vídeo aulas, um curso completo preparatório para os vestibulares com 480 vídeo aulas com professores do Colégio Etapa, 397 resoluções comentadas e orientações para diversas carreiras. Todo o conteúdo é apoiado pela organização do ensino em ​Espiral Crescente​,método de ensino de eficiência comprovada por neurocientistas, que permite a constante revisão do aprendizado.

Diferenciais

  • Turmas reduzidas
  • Equipe de professores qualificada
  • Equipe pedagógica com profissionais qualificados, competentes e comprometidos
  • Material didático de excelência, impresso e digital
  • Material didático com enriquecimento digital
  • Resolução de exercícios e exercícios comentados no portal do Sistema ETAPA
  • Vídeo aulas atualizadas
  • Ensino em Espiral Crescente
  • Plantão de dúvidas presencial e remoto
  • Avaliação semanal
  • Simulados das principais universidades do país, com feedback através de boletim eletrônico
  • Aulas de laboratório
  • Projetos de extensão
  • Acompanhamento e orientação individualizada na escrita e reescrita de redações
  • Visitas e excursões monitoras para estudo do meio ambiente
  • Atividades complementares com foco na ampliação de repertório cultural, social, criativo, crítico e de comunicação
  • Participação em atividades de laboratório oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP)
  • Orientação de estudos individualizada, que prioriza a organização e a disciplina do aluno, além de criar um repertório de estudo mais adequado, considerando as dificuldades individuais e os interesses profissionais futuros
  • Orientação profissional
  • Mantenedores com visão educacional

Projetos

Pedagógicos

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A escolha profissional, altamente relevante nesta faixa etária, é uma situação capaz de desestabilizar o jovem adolescente, num momento tão importante de sua vida, mas que ao mesmo tempo é tão carregado de tensões devido às cobranças externas e internas, o que deixa ainda mais difícil discriminar, diante de tantas possibilidades, qual o caminho a seguir. Torna-se, portanto, relevante investir no aluno do Ensino Médio para que este não se deixe aprisionar por este impasse, devendo, antes de tudo, compreender a dinâmica envolvida na tomada de decisão e perceber que o conflito é inerente ao processo de decisão. Este projeto lançará luz a este terreno que pode parecer tão obscuro.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

A opção pela educação integral e de qualidade significa: uma educação que capacite o aluno a ocupar com competência e criticidade o seu lugar na sociedade. Nesse sentido, procuramos experiências de aprendizagem que estimulem o aluno a aprender a pensar, desenvolvendo capacidades como atenção, memorização, compreensão, análise e criatividade, abrangendo todas as dimensões da pessoa e os diferentes âmbitos em que se desenvolve: cognitivo, afetivo e comportamental.

A orientação educacional tem por objetivo promover atividades que favoreçam a integração individual e social do aluno, tais como:
- Ajudar a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno. Processo de acompanhamento com propósito de auxiliá-lo na solução de seus problemas de vida e de estudo.
- Promover ações que conduzam à integração harmônica da comunidade escolar
- Trabalhar em parceria com o professor para compreender o comportamento do aluno e agir de maneira adequada em relação a ele.

ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS

A leitura nunca se fez tão necessária. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido, esse projeto propicia ao aluno momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

ATUALIDADES

A proposta em apresentar aulas sobre a temática “Atualidades” está relacionada a um desenvolvimento de atitudes críticas, participativas e libertadoras de pré-noções e julgamentos, preparando-os por meio do aprimoramento da investigação de fenômenos atuais, nas diferentes esferas do saber (natural, social e etc.), compreendendo, sobretudo, a integração que existe entre eles, relacionando-os às suas vidas e seus conhecimentos anteriores. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Nova Proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a abordagem dos componentes curriculares e o eixo “Atualidades” está direcionado ao crescimento nas relações pessoais e ao progresso e a continuidade da aprendizagem.

TECNOCLUBE DE CIÊNCIAS

O ​tecnoclube de ciências traz ao aluno a possibilidade de vivenciar algumas aplicações dos conceitos que são a ele apresentados durante o período de estudo no Ensino Fundamental e consolidados no Ensino Médio.
Esse projeto dá ao aluno a possibilidade de desfazer um pensamento muito forte entre os alunos, de que não há relações entre as disciplinas ou entre as áreas do conhecimento, ensinar física sob o ponto de vista histórico cultural, química e biologia, matemática e gramática juntos na mesma investigação, isso torna a maneira de pensar do aluno mais ampla e correta, desmistifica algumas áreas, desfaz os traumas causados pelas aulas tradicionais e ainda pode ajudar a despertar futuras paixões por alguma área do conhecimento e ajudar no processo de escolha de profissional.

OFICINA DE REDAÇÃO

O intuito é levar aos alunos não apenas temas atuais para serem discutidos, como também apresentar diferentes repertórios socioculturais, oriundos da Filosofia, Sociologia, do universo artístico (Literatura, Música, Mitologia e Artes Plásticas), a fim de enriquecer, além da formação humana, o conteúdo solicitado pelos principais exames vestibulares na composição de um texto consistente, coeso e coerente. Busca desenvolver as habilidades interpretativas, para a compreensão crítica da realidade que nos cerca e das questões das diferentes disciplinas as quais compõem os vestibulares. A interpretação é estimulada por intermédio da apresentação de diferentes tipos textuais (narrativos, expositivos, argumentativos, injuntivos, descritivos, imagens, propagandas e gráficos, por exemplo) e, por sua vez, distintos tipos de textos (verbais, não verbais, híbridos). Além desses aspectos, também reforça a estrutura dos diversos gêneros textuais cobrados nos vestibulares e outras produções textuais que circulam no nosso cotidiano.
Atividades

extracurriculares

Estrutura

Galeria

de fotos

Galeria

de videos

Professores

Adriano Di Nardo

Física

Arleise de Alencar

Química

Fábio Galvão

Educação Física

Leonardo Viveiros (Bolinha)

Matemática

Samir Mohamad

Biologia

Igor de Souza Guzzi

Física

Cinara Tavares

Matemática

Gabriel Zanardi

Geografia / Filosofia e Sociologia

Luis Felipe Pinheiro

Inglês

Mateus Ibanhi Pires

História

Danilo de Barros

Gramática

Alex Rocha

Química

Zeca

Química

Sandro

Literatura

Luana Moretti

Matemática

Carlos Teixeira dos Santos (Cacá)

Matemática

Bruna Fernanda de Simone

Redação

Marcel Loyo Moitas

Biologia

Gustavo Fiacadori

Literatura

Yuri Suzumura

Física

Gabriel Rodrigues

Matemática

Leonardo Basso

Biologia

Gabriel Bertolino

História

Localização

Mapa conexão

Estude

no conexão

Inscrições Ensino Médio

Faça sua inscrição para a prova de bolsas e concorra a descontos de até 50%. Adotaremos todas as medidas necessárias para que os candidatos possam fazer a prova em condições sanitárias seguras, como forma de prevenção ao novo coronavírus: higienização das salas, álcool em gel disponível em todo o espaço escolar, distanciamento mínimo de 1,5 metro, uso de máscaras de segurança obrigatório pela equipe de funcionários e também pelos candidatos presentes.


Quero conhecer a escola

A escolha de uma escola é uma importante decisão, que requer a avaliação de diversos fatores como: proposta pedagógica, professores, equipe pedagógica, infraestrutura, segurança, entre outros aspectos. Uma boa escolha acontece quando há identificação entre os valores da família e da escola. Agende sua visita e venha conhecer nossa proposta e toda infraestrutura que o Colégio Conexão oferece aos alunos.