ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A escolha profissional, altamente relevante nesta faixa etária, é uma situação capaz de desestabilizar o jovem adolescente, num momento tão importante de sua vida, mas que ao mesmo tempo é tão carregado de tensões devido às cobranças externas e internas, o que deixa ainda mais difícil discriminar, diante de tantas possibilidades, qual o caminho a seguir. Torna-se, portanto, relevante investir no aluno do Ensino Médio para que este não se deixe aprisionar por este impasse, devendo, antes de tudo, compreender a dinâmica envolvida na tomada de decisão e perceber que o conflito é inerente ao processo de decisão. Este projeto lançará luz a este terreno que pode parecer tão obscuro.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A orientação é o acompanhamento individualizado para auxiliar o aluno a alcançar seu curso e faculdade alvo. Desde o momento da escolha profissional, organização da sua rotina diária e de estudo, disponibilização de informações sobre os cursos de graduação e seus respectivos vestibulares.
A orientação educacional e psicológica é realizada junto a cada aluno, com o objetivo de estabelecer, em conjunto com o vestibulando, metas de desempenho (a curto, médio e longo prazo) de forma a manter o seu processo motivacional.
Conseguimos realizar este acompanhamento individual através da análise de resultados dos inúmeros simulados realizados pelo aluno, que permite o acompanhamento da sua evolução, acrescida das ferramentas disponibilizadas pelo Sistema Etapa, que dão acesso ao detalhamento dos resultados que indicam prioridade de estudos e comparativo com os demais alunos que utilizam o Sistema Etapa em todo o país - assim o aluno tem um comparativo real com seus concorrentes.
Assistimos também a participação do aluno em todas as atividades oferecidas pela escola, como forma de acompanhar a vida escolar do aluno.
A partir destas informações conseguimos elaborar estratégias de enfrentamento personalizado.
ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS PARA OS VESTIBULARES DA FUVEST, UNICAMP, UEL e UFU.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. O sentido deste projeto é propiciar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se. As aulas levam os alunos a analisar a profundidade das obras literárias; classificar situações e processos dentro da obra; classificar dentro do movimento literário; contextualizar a época histórica em que a obra foi realizada e comparar a época de produção e a atual.
ATUALIDADES
A proposta em apresentar aulas sobre a temática “Atualidades” está relacionada a um desenvolvimento de atitudes críticas, participativas e libertadoras de pré-noções e julgamentos, preparando-os por meio do aprimoramento da investigação de fenômenos atuais, nas diferentes esferas do saber (natural, social e etc.), compreendendo, sobretudo, a integração que existe entre eles, relacionando-os às suas vidas e seus conhecimentos anteriores. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Nova Proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a abordagem dos componentes curriculares e o eixo “Atualidades” está direcionado ao crescimento nas relações pessoais e ao progresso e a continuidade da aprendizagem.
OFICINA DE REDAÇÃO
A Oficina de Redação, além de discutir temas atuais, também apresenta diferentes repertórios socioculturais, oriundos da Filosofia, Sociologia e do universo artístico (Literatura, Música, Mitologia e Artes Plásticas), a fim de enriquecer, além da formação humana, o conteúdo solicitado pelos principais exames vestibulares na composição de um texto consistente, coeso e coerente. Busca-se desenvolver no aluno as habilidades interpretativas, importante para a compreensão crítica da realidade que nos cerca e das questões das diferentes disciplinas as quais compõem os vestibulares, como a área das Exatas, Biológicas e a de Linguagens. Por isso, a interpretação é estimulada por intermédio da apresentação de diferentes tipos textuais (narrativos, expositivos, argumentativos, injuntivos, descritivos, imagens, propagandas e gráficos, por exemplo) e, por sua vez, distintos tipos de textos (verbais, não verbais, híbridos).
A Oficina tem também por finalidade esclarecer e apresentar a estrutura dos gêneros textuais, os quais costumam ser solicitada pelas instituições Universitárias - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade de Londrina (UEL) e Universidade de Maringá (UEM) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).