ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A escolha profissional, altamente relevante nesta faixa etária, é uma situação capaz de desestabilizar o jovem adolescente, num momento tão importante de sua vida, mas que ao mesmo tempo é tão carregado de tensões devido às cobranças externas e internas, o que deixa ainda mais difícil discriminar, diante de tantas possibilidades, qual o caminho a seguir. Torna-se, portanto, relevante investir no aluno do Ensino Médio para que este não se deixe aprisionar por este impasse, devendo, antes de tudo, compreender a dinâmica envolvida na tomada de decisão e perceber que o conflito é inerente ao processo de decisão. Este projeto lançará luz a este terreno que pode parecer tão obscuro.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
A opção pela educação integral e de qualidade significa: uma educação que capacite o aluno a ocupar com competência e criticidade o seu lugar na sociedade. Nesse sentido, procuramos experiências de aprendizagem que estimulem o aluno a aprender a pensar, desenvolvendo capacidades como atenção, memorização, compreensão, análise e criatividade, abrangendo todas as dimensões da pessoa e os diferentes âmbitos em que se desenvolve: cognitivo, afetivo e comportamental.
A orientação educacional tem por objetivo promover atividades que favoreçam a integração individual e social do aluno, tais como:
- Ajudar a escola a organizar e realizar a proposta pedagógica.
- Contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno. Processo de acompanhamento com propósito de auxiliá-lo na solução de seus problemas de vida e de estudo.
- Promover ações que conduzam à integração harmônica da comunidade escolar
- Trabalhar em parceria com o professor para compreender o comportamento do aluno e agir de maneira adequada em relação a ele.
ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS
A leitura nunca se fez tão necessária. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido, esse projeto propicia ao aluno momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Assim, estimulando a leitura, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
ATUALIDADES
A proposta em apresentar aulas sobre a temática “Atualidades” está relacionada a um desenvolvimento de atitudes críticas, participativas e libertadoras de pré-noções e julgamentos, preparando-os por meio do aprimoramento da investigação de fenômenos atuais, nas diferentes esferas do saber (natural, social e etc.), compreendendo, sobretudo, a integração que existe entre eles, relacionando-os às suas vidas e seus conhecimentos anteriores. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Nova Proposta do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a abordagem dos componentes curriculares e o eixo “Atualidades” está direcionado ao crescimento nas relações pessoais e ao progresso e a continuidade da aprendizagem.
TECNOCLUBE DE CIÊNCIAS
O tecnoclube de ciências traz ao aluno a possibilidade de vivenciar algumas aplicações dos conceitos que são a ele apresentados durante o período de estudo no Ensino Fundamental e consolidados no Ensino Médio.
Esse projeto dá ao aluno a possibilidade de desfazer um pensamento muito forte entre os alunos, de que não há relações entre as disciplinas ou entre as áreas do conhecimento, ensinar física sob o ponto de vista histórico cultural, química e biologia, matemática e gramática juntos na mesma investigação, isso torna a maneira de pensar do aluno mais ampla e correta, desmistifica algumas áreas, desfaz os traumas causados pelas aulas tradicionais e ainda pode ajudar a despertar futuras paixões por alguma área do conhecimento e ajudar no processo de escolha de profissional.
OFICINA DE REDAÇÃO
O intuito é levar aos alunos não apenas temas atuais para serem discutidos, como também apresentar diferentes repertórios socioculturais, oriundos da Filosofia, Sociologia, do universo artístico (Literatura, Música, Mitologia e Artes Plásticas), a fim de enriquecer, além da formação humana, o conteúdo solicitado pelos principais exames vestibulares na composição de um texto consistente, coeso e coerente. Busca desenvolver as habilidades interpretativas, para a compreensão crítica da realidade que nos cerca e das questões das diferentes disciplinas as quais compõem os vestibulares. A interpretação é estimulada por intermédio da apresentação de diferentes tipos textuais (narrativos, expositivos, argumentativos, injuntivos, descritivos, imagens, propagandas e gráficos, por exemplo) e, por sua vez, distintos tipos de textos (verbais, não verbais, híbridos). Além desses aspectos, também reforça a estrutura dos diversos gêneros textuais cobrados nos vestibulares e outras produções textuais que circulam no nosso cotidiano.